top of page

Segundo reinado.

Foto do escritor: Diário EstudantilDiário Estudantil


O segundo reinado teve início quando houve o golpe da maioridade que ocorreu no dia 23 de julho de 1840, então Pedro de Alcântara assumiu o trono e recebeu o título de Dom Pedro II. O período foi marcado pelo parlamentarismo às avessas, um sistema que foi implementado em 1847, na qual cabia ao imperador a nomeação do Presidente do Conselho de Ministros.

No período ocorreu a revolução praieira que ocorreu em Pernambuco em 1848, motivada pelas disputas locais entre liberais e conservadores, insatisfação popular, monopólio lusitano do comércio, reivindicavam o voto livre universal, liberdade de imprensa, direito ao trabalho, autonomia política, adoção do federalismo, extinção dos juros, abolição do recrutamento e do poder moderador, expulsão dos portugueses.

O grande marco do período foi na economia, o café, juntamente com ele vieram a disponibilização de capital que proporcionou o investimento na indústria, onda imigratória principalmente de italianos. Embora o café fosse o grande motor econômico, ocorreu também o látex, açúcar, algodão, tabaco. Houve também a crise do escravismo iniciada com as leis: Bill Aberdeen, Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenário e por fim a lei Áurea.

O período também foi marcado pela Guerra do Paraguai, em que Brasil, Uruguai e Argentina formaram a tríplice aliança e lutaram contra o Paraguai. A guerra foi motivada pela disputada da bacia Platina, inicialmente o exército paraguaio era maioria, mas grande parte morreu. Com o fim da guerra Paraguai saiu devastado e perdeu território, além de sua população ter sido praticamente dizimada.

Com a guerra do Paraguai houve o aumento das ideias republicanas no Brasil, pois brancos e negros lutaram lado a lada (voluntários da pátria), houve a formação do exército nacional brasileiro, o que juntamente com a abolição da escravidão e questões religiosas proporcionou a crise do Segundo Reinado. O fim do período foi com a proclamação da república em 15 de novembro de 1889.


Feito por: Marina Freitas e Tamires De Assis Leal.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bactérias.

Fungos.

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 diário estudantil, por alunos do 2º ano "c" da escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page