A célula bacteriana é procarionte, ou seja, não possui organelas citoplasmáticas (com exceção do ribossomo) e também não possui membrana nuclear revestindo seu material genético.
No citoplasma da célula apresentam ribossomos, e os plasmídeos, ou seja, moléculas pequenas de DNA circulares. O citoplasma é circundado pela membrana plasmática, permeável seletiva e lipoproteica.
Em torno da membrana plasmática, a célula produz uma parede protetora constituída, geralmente de peptídeo-glicano, formando a parede celular.
O citoplasma também emite expansões, os Pili ou Fímbrias, que permitem a adesão das bactérias a uma superfície mucosa e também a passagem do plasmídeo de uma célula para outra.
As bactérias formam uma cápsula localizada na parede celular, e permite uma resistência bacteriana.
As bactérias podem ser esféricas (cocos), espiraladas (espirilos), bastonetes (bacilos), vírgula (vibriões), ou podem estar associadas adquirindo formas entre si, como diplococos, estreptococos, estafilococos.
São doenças bacterianas: o botulismo, a cólera, leptospirose, lyme, peste, meningite, pneumonia, sífilis, tétano, tuberculose, uretrite.
Feito por: Marina Freitas e Tamires De Assis Leal.
Comentarios