top of page

Biografia de Leucipo.

Foto do escritor: Diário EstudantilDiário Estudantil

Material retirado do site:https://www.ebiografia.com/leucipo/.


Leucipo foi um filósofo grego, pré-socrático, o primeiro a afirmar que todo o universo era feito de átomos, abandonando a interferência divina na explicação do princípio de todas as coisas.

Leucipo nasceu na segunda metade do século V a. C., porém não se conhece o ano de seu nascimento. Da vida de Leucipo se conhece muito pouco. Não se sabe o lugar de seu nascimento, pode ser Mileto, Abdera ou Eleia. Apesar de existir registros de dúvidas a respeito de sua existência e de tudo que pregou, alguns filósofos como Epicuro, negam que Leucipo tenha existido. Porém, Aristóteles e Teofrasto afirmam que Leucipo foi o verdadeiro criador da teoria atomista.

Durante a juventude, Leucipo teria vivido em Eleia, onde seguiu as tendências da escola eleática e foi discípulo de Zenão que explicava a teoria da imobilidade ou imutabilidade do ser. Depois, Leucipo viveu em Abdera, onde fundou a escola atomista, fato que explica algumas semelhanças entre a doutrina atomista e a eleática.

O Atomismo

Segundo Aristóteles (384-322 a. C.), Leucipo formulou as primeiras doutrinas atomistas, que teriam sido desenvolvidas por seu discípulo Demócrito e, posteriormente reelaboradas por Epicuro e os seguidores do epicurismo como Lucrécio. Segundo os testemunhos de Aristóteles, a filosofia de Leucipo contém todas as ideias fundamentais que configuram o atomismo.

O atomismo pregava a existência do mundo como um grande sistema cósmico. Como doutrina, o atomismo se desenvolveu no final do período cosmológico da filosofia grega, antes que a figura central de Sócrates abordasse o ser humano como o centro da reflexão, iniciando o período antropológico. De fato, o atomismo representa a última tentativa de se dar uma resposta ao problema do princípio (a arché) de todas as coisas.

Os primeiros filósofos, classificados de pré-socráticos, desde a escola jônica (Tales, Anaximandro, Anaximenes, Heráclito), a escola itálica (Pitágoras) a eleática (Xenófanes, Parmênides, Zenão) e a escola atomista (Leucipo e Demócrito), se preocupavam com a elaboração de uma cosmologia, na medida em que procuravam a racionalidade do universo, e não mais de uma explicação baseada em relatos míticos. Cada filósofo descobre um fundamento, uma unidade que possa explicar a multiplicidade, como a água, o ar, o fogo, a terra etc.

Os atomistas viram tal princípio no átomo, explicando que o universo estava constituído por um inacabável número de partículas, os átomos, não perceptíveis por sua diminuta proporção. A grande parte dos escritos desses filósofos desapareceu com o tempo, restando alguns fragmentos ou referências feitas por outros filósofos posteriores. Esses filósofos escreviam em prosa, abandonando a forma poética característica das epopeias dos relatos míticos. A tradição atribui a Leucipo a autoria de um único livro intitulado “A Grande Ordem do Mundo”.

Leucipo teria falecido em Abdera, no século IV, provavelmente em 370 a. C.

439 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 diário estudantil, por alunos do 2º ano "c" da escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page