top of page

XIII Feira de Ciências

Foto do escritor: Diário EstudantilDiário Estudantil

No dia 15/11 ocorreu na E.E.E.F.M. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira a XIII Feira de Ciências, na qual foi elaborado e apresentado diversos trabalhos dos três turnos da escola.

Fique por dentro de alguns trabalhos:

A evolução da moda

Como o próprio nome diz, este trabalho mostrou a evolução da moda, e também aluns trajes na qual foi promovido um desfile e a exposição de algumas peças.












Tubo de Rubens

Este trabalho teve como objetivo mostrar as ondas sonoras e sua frequência. O tubo e Rubens consiste num cano cheio de furos na parte superior por onde um gás passa, o gás que sai por esses furos é aceso por um fósforo/isqueiro. Quando se coloca música o fogo eleva ( amplitude alta ).



Lâmpada de lava

A lâmpada de lava foi desenvolvida pelos alunos do 7° "C". Ela consiste no uso de uma lâmpada enrolada com papel alumínio e areia (que fica dentro de uma lata de cerveja e essa lata está dentro de uma tinta) dentro do vidro na parte superior tem óleo, água, tinta de impressora e álcool. Conforme a lâmpada esquenta, o álcool esquenta junto com o óleo, a água sobe e forma bolhas.




Espelho Infinito

O espelho infinito é composto por fitas de LED, uma estrutura de madeira, um vidro espelhado e um vidro transparente. Com o espelho comum não daria para visualizar por ele ser opaco, o espelho infinito de LED é usado para explicar os princípios da óptica geométrica. Ao utilizar o vidro espelhado, a luz da lâmpada bate na parte inferior e volta para cima fazendo isso várias vezes dando a impressão que é infinito e pode aumentar se colocar mais um espelho.





Reciclagem do óleo de cozinha

Com a reciclagem do óleo de cozinha você pode fazer o sabão de leite. Se jogado na natureza, o óleo pode causar danos, como por exemplo, na água, irá matar os peixes e tudo que vive por lá, no solo vai atingir os lençóis freáticos. Descartando corretamente ele pode virar biodiesel, ração para animais, etc. Descartando incorretamente pode atrair baratas e ratos, poluir o solo, prejudicar a vida aquática, etc.





Barquinho à vapor (termodinâmica)

Na parte superior do barco tem um recipiente cheio de água, quando o fogo bate na água transforma em vapor. A água é empurrada para baixo formando um impulso, quando ela chega em baixo, o recipiente superior fica vazio, puxando a água para cima novamente formando um processo infinito. Este processo foi usado pela primeira vez em 1650 na criação de uma bomba à vácuo, quanto mais esquenta, mais vapor produz.




Energias renováveis

As energias renováveis são utilizadas através da natureza, exemplo eólica,solar,hidrelétrica.

Nesse trabalho foi utilizado a lâmpada que dá o mesmo efeito do sol. As lâmpadas de LED que foram utilizadas no trabalho sugam a luminosidade transformando em energia. Geralmente é utilizado em mercados transformando a energia em luminosidade, aqui foi feito o processo reverso.

Foi mostrado aos visitantes um exemplo com a calculadora, ao tampar as lâmpadas a calculadora desligava, e ao destampar ela ligava.




Nuvem na garrafa

Em uma garrafa pet coloca uma tampinha de álcool e chacoalha para o álcool evaporar, pega uma rolha e coloca no litro colocando pressão, ao colocar pressão a temperatura vai diminuir e formar a nuvem dentro do litro.



Vulcão

No processo de criação do vulcão foi usado dois potes, um maior e um menor, dentro do pote maior tem uma lâmpada. Foi colocado papel alumínio em volta dos potes e depois jornal para dar formato de vulcão, depois foi colocado gesso, após secar foi pintado. Para fazer a erupção usou vinagre, detergente, corante, água, bicarbonato e gelatina sabor morango. O que irá fazer a mágica é o bicarbonato, não se esquecendo de mexer.




Vulcão de Vesúvio em Pompéia

Este fenômeno ocorreu depois de Cristo, quando a cidade sofria vários tremores todos os dias. A cidade marítima tinha um comércio de pescarias muito rico, os cidadãos estavam acostumados com os tremores, só que em um dia o vulcão entrou em erupção matando dezenas, até centenas de pessoas. Algumas pessoas foram petrificadas em perfeito estado. Além da lava que escorria a mais de 50 km/h, algumas pessoas morreram atingidas por pedras que saíam do vulcão e também nuvens de gases tóxicos, matando ou fazendo desmaiar. A cidade ficou soterrada por muitos anos até a 1° Guerra Mundial, enquanto escavavam o solo para escapar de ataques de aviões bombardeiros. Até hoje existem pessoas que foram encontradas em museus da Itália e até mesmo em outros países.

Existem pessoas que moram nas redondezas do Vesúvio, sem contar que existem mais dois vulcões ali por perto. O vulcão está ativo e pode entrar em erupção a qualquer momento, matando os que moram perto.




Abaixo seguem algumas fotos de outras apresentações aos quais não conseguimos obter mais informações por conta de um elevado número de pessoas que ocasionava um elevado som de vozes e não deu para ouvir a síntese dos projetos:















































Alunos que não tiveram seus projetos expostos aqui, nos procurem nas dependências da escola.

Feito por: Aline, Ana Paula, Marina.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 diário estudantil, por alunos do 2º ano "c" da escola Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page