Grécia Antiga.
- Diário Estudantil
- 5 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2018

O Período Pré-Homérico: recebe esse nome porque foi antes das obras Ilíada, Odisseia do poeta Homero. Descreve a formação do povo grego (Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios). Quando os dórios chegam na Grécia eles provocam a 1º diáspora grega, que foi a ocupação da Ásia menor e da entrada do mar negro. A chegada dos Dórios marca o fim desse período.
O Período Homérico: após a chegada dos dórios, a população grega reorganizou-se em clãs, denominados genos, chefiados pelos pater (patriarca). os bens eram coletivos e a produção se distribuía equitativamente entre os membros do clã.
O Período arcaico: haverá a formação da polis (Cidade-Estado grega) justamente por causa da desintegração dos genos. Surgiram então as grandes cidades gregas, Esparta e Atenas.
· Atenas: foi fundada pelos Jônios, é localizada na península Ática, com uma economia voltada para o comércio marítimo. Sua política vivia em uma constante disputa pelo partido aristocrático (nobres) e pelo partido popular (comerciantes). Havia uma constante prática da democracia, da cidadania, porém os direitos eram restritos aos homens, acima de certa idade, livres e naturalmente gregos.
· Esparta: fundada pelos dórios, o que explica sua educação voltada para o militarismo. Localizava-se na planície da Messênia. Economia era agrícola. A estrutura política era uma diarquia, ou seja, dois reis, um militar e um religioso. Tinha uma sociedade estamental.
Houve também o período clássico caracterizado pelas disputas hegemônicas.
Convém dizermos que a cultura grega e as suas heranças influenciam o mundo atual, e todos os acontecimentos da história. A Grécia Antiga tem uma história vastíssima e muito interessante, o que está exposto é apenas um resumo. Caso queira conhecer profundamente essa nação recomendamos ler em sites como:
· Mundo educação.
· Brasil escola.
Feito por: Marina Constante e Tamires De Assis Leal
Mesmo que muito tenha se perdido por interesses políticos e religiosos, a influência da cultura grega é latente na sociedade atual. Fantástico procurar saber um pouco mais sobre nossas origens. Conhecimento que agrega muito valor em debates, redações e desperta o senso crítico das pessoas. Show!